Budapeste







  Budapest é a capital da Hungria, o maior centro econômico, cultural, a mais visitada, bonita e a maior cidade da Hungria. E o mais legal é que ela é dividida em duas regiões, a Buda e a Peste.

A Hungria é cheia de cultura e história e carrega consigo um passado sombrio e triste, onde enfrentou diversas guerras e foi derrotada em todas elas.

Informações 


País que Pertence: Hungria 

Data de Fundação: 1873 

População: 1,86 milhão de habitantes

Moeda: Forint(HUF)

Fuso horáio: GMT +2 (5 horas a mais que o horário de Brasília)


Voltagem: 220v


Idioma: Húngaro


Como chegar?

Não tem voô direto do Brasil, então terá que fazer algumas conexões para chegar lá. Algumas companhias aéreas são Air FranceSwiss  AlitaliaIberiaKLMLufthansaBritish Airways(indico), e TAP.




O que fazer?

 Buda fica à margem direita do rio Danúbio e é onde fica a maioria dos locais, por ser a região mais residencial, sem muitas atrações. Mas se quiser conhecer, vale a pena visitar o Castelo de Buda, onde tem principais construções que sobreviveram ao período medieval e dentro do Castelo existem diversas atrações, como museus, exposições, biblioteca nacional, a igreja do castelo, o Palácio Sándor, o teatro de dança húngara (e cada um deles você paga para entrar). 


 Já Peste é mais turística e tem muitos restaurantes, pubs, o Parlamento(o segundo maior do mundo, perdendo somente pro Britânico), hotèis, Catedral de S. Estevan e o distrito judeu(Erzsébetváros).

Aliás tem uma coisa que me chamou muito a atenção que foram os pubs em ruínas(Szimpla Kert RuinPub - Kazinczy Street, 14 ), que além de pubs, são centros culturais onde é possível beber, socializar, fumar (muitos têm jardins), curtir o som de alguma banda urbana, assistir filmes e ver exposições de artistas locais.
Se liga nos marcadores em azul pra saber os pontos turísticos e atrações.
Alguns dos melhores pubs são o Szimpla (Kazinczy utca, 14), Fogas ház (Akácfa utca, 51), o Corvintető (Blaha Lujza tér, 1-2) , Ellátó kert (Kazinczy utca 48 e o FOGAS House and Garden, que foi o que eu mais gostei destes.

E em frente ao Parlamento, fica um memorial às vítimas do nazismo, o  “Shoes on the Danube Bank” , que é 40 metros de sapatos, esculpidos em ferro, que simbolizam os judeus assassinados na cidade durante a Segunda Guerra Mundial, onde deixavam seus sapatos para trás para serem levados pelo rio gelado.
Ja do outro lado do prédio, fica o Museu Etnográfico, o Curioso é que nas paredes se encontra bolas de ferro que marcam onde estavam os buracos de balas, que foram disparados contra os grupos de estudantes que se reuniam ali durante a Revolução de 1956, contra o governo soviético.

Se procura saber mais sobre a história do século 20, a Casa do Terror (Terror Háza) que foi sede da polícia nazista(1994) e comunista (1945-1956).


Na Praça dos Heróis ficam monumentos em homenagem aos líderes das sete tribos que fundaram o país e de todos os reis do início da monarquia.


Széchenyi é tipo um thermas com banheiras, jacuzzis e piscinas fechadas e ao ar livre, com diferentes temperaturas d’água. Lembre de levar toalha, chinelo e claro, roupa de banho. preços e horários de funcionamento aqui.


Enfim gente, atração turística, histórico e cultural que não falta e pode ficar tranquilo(mas animado) que seu roteiro vai ser beeem complexo(espero).


E meio de transporte não vai faltar, já que tem um sistema de transporte público muito bom e inclui a primeira linha de metrô elétrico do mundo (linha amarela).



Parlamento




Sinagoga










Praça dos Hérois




Casa do Terror
























Onde ficar?


Budapeste tem hotéis lindos e pra todos os gostos e bolsos, confira:



Culinária

A culinária de lá tem muuuuita páprica e é uma das mais apetitosas, alguns pratos típicos são oulash Soup que é uma sopa feita com carne, cebolas, batatas e cenouras; Lángos é um pão frito, coberto com qualquer sabor e ingredientes e Sajto que é um bolinho de queijo.



Comunismo

''Depois da Segunda Guerra Mundial, A União Soviética dominou a Hungria e substituíram o governo eleito pelo Partido Comunista Hungaro. O país , depois de devastado pelos efeitos da Guerra ainda teve toda sua economia nacionalizada. A estagnação econômica se tornou uma realidade, além dos baixos padrões de vida e um profundo mal-estar. Em 1956, aconteceu a Revolução Húngara e o comunismo na Hungria durou 40 anos (até 1989)).

Curtiu? Está morrendo de vontade de ir pra lá? Por que não pesquisa preços e hotéis no site do booking na caixa ao lado esquerdo ou aqui?

0 comentários:

Postar um comentário

Booking.com