Deseja viajar para a Itália e não sabe por onde começar?
Primeiramente, você precisa de pelo menos 15 dias de viagem e ter em mente os países que mais te interessam, porque é um país grande, com muitos lugares para conhecer.
Depois disso, que tal saber sobre a comida local e aprender algumas palavras que te ajudarão culturalmente e a se comunicar melhor por lá?
Frutos do Mar, muuuuuita massa, pães, vinho, queijos, strudel e Struffoli são as comidas que mais vai encontrar e tenha certeza e fome não da pra passar!
Agora para aprender um pouco do italiano(lê-se italhiâno, com sotaque)e ah, não se esqueça de usar bastante as mãos para se expressar...
café da manhã: la prima colazione
café com leite: Caffellatte
Di dove sei? - De onde você é?
Sono nato in Brasile - Nasci no Brasil
Ciao(tchao) – Olá/Tchau
Buongiorno – Bom-dia
Buonasera – Boa noite
Buonanotte – Boa noite
Come stai? - Como você está?
Io sto bene, grazie - Eu estou bem, obrigado(a)
A presto – Até logo
Addio - Adeus
Devo andarmene - Tenho que ir
Un bacio - Um beijo
Posso vedere il menù? - Posso ver o cardápio?
Vorrei ordinare un/il... - Queria pedir um/o..
Dove sono i toilette? - Onde é o toalete?
Cameriere, il conto, per favore/prego - Garçon, a conta, por favor
Quant'è? – Quanto é?/Quanto custa?
Os meses do ano : Gennaio, Febbraio, Marzo, Aprile, Maggio, Giugno, Luglio, Agosto, Settembre, Ottobre, Novembre e Dicembre.
Os dias da semana: Lunedi, Martedi, Mercoledi, Giovedi, Venerdi, Sabato e Domenica.
E para não se perder ou deixar de aproveitar a viagem, minha dica é que procure por informações, leia guias, faça uma lista de restaurantes, hotéis, pontos turísticos etc.
Não faz ideia de quais colocar no roteiro? Vou lhe mostrar o que cada um tem a oferecer e lembre-se, foque na qualidade e não quantidade...
Milão
Catedral de Duomo, Galeria Vittorio Emanuele II, Pinacoteca Ambrosiana, Castelo Sforzesco, Bairro de Brera, passeios de bicicleta, Bairro dos Navigli, O Cenacolo de Leonardo da Vinci, La Torre Bianca (A Torre Branca) e Just Cavalli
Restaurantes: La Vecchia Latteria, I Sapori di Giovy, Trattoria Milanese e Osteria dell’Acquabella.
Roma
Para amantes da cultura e da arte, Roma oferece o Coliseu, Foro Romano, Piazza Venezia, Fontana di Trevi, Pantheon, Vaticano, Campo de’ Fiori, Trastevere, Testaccio...
Procure estadia por Campo de Fiori, Trastevere e Monti.
Algumas dicas interessantes são os transportes publicos, por empresas como ATAC Roma e Roma LPT, ir preparado para caminhar e levar uma garrafinha para encher bicas encontradas por la e saber o que a maioria dos restaurantes tem a oferecer, como antipasto (entrada), primo piatto (arroz, pasta ou sopa), secondo piatto (prato principal com diferentes tipos de carnes), contorno (acompanhamento) e dolce (sobremesa).
Toscana
Pra quem gosta de campo e arte, conhecida como a terra da gastronomia, bom vinho e berço do Renascimento. Tem 3,7 milhões de habitantes, sua capital é Florença e você vai encontrar paisagens de campos de girassóis, colinas, campos verdes, campos de trigo dourados, oliveiras, pinheiros,vinhedos, vilas, castelos, cidades medievais, Duomo, Batistério, Accademia, Piazza della Signoria, Ponte Vecchio, Galleria degli Uffizi, Bargello, Palácio Pitti e a Capela dos Médici em San Lorenzo.
Sardenha
A segunda maior ilha do Mediterrâneo, composta por oito províncias, Cagliari, a capital, Sassari, Nuoro, Oristano, Olbia-Tempio, Ogliastra, Carbonia-Iglesias e Médio Campidano. Cada província tem algo diferente para conhecer . A ilha foi povoada por fenícios, cartagineses, romanos, árabes, bizantinos, espanhóis, saboianos e italianos.
Conheça Costa de Cora, Centro histórico de Alghero e porto, Sassari, Castelsardo, Tharros, Bosa, Barbagia, Porto Cervo, Gruta de Neptuno e Arquipélago de Maddalena.
Hotéis: Hotel Mariposas, Hotel Panorama, Golf Hotel Is Arenas, Hotel Marinedda Thalasso & Spa, Hotel Villa Pimpina, Hotel Villa Gustui Maris e Villa Las Tronas Hotel & Spa.
Restaurantes: Paolo Perella, Il Mare, Ristorante S’Apposentu Di Casa Puddu, Agriturismo La Caldera, Agriturismo La Kustera e Il Cavalluccio.
Não se decidiu ainda?
Aqui vai algumas opções pra você conhecer e escolher pra colocar no seu roteiro de viagem
Otranto |
Sicília |
Veneza |
Curiosidades
- Antes de adotar o Euro como moeda, o país usava a Lira italiana.
- Roma é o terceiro pais da União Européia que mais recebe turistas
- A Itália é dividida em 20 regiões: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Apúlia, Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Sicília e Vêneto.
- Quando se toma um cafézinho no balcão, geralmente se paga 1 euro, mas se sentar em alguma mesa para tomar, paga-se em torno de 4 e não só pelo café, mas pelo ambiente também.
- O Panetone surgiu na Itália (Pane Di Toni)
- A legítima mussarella (em italiano, mozzarella) italiana é produzida com leite de búfala.
- O salame e a Mortadela são tipicamente italianos
- Os ônibus coletivos municipais e os trens interestaduais não têm cobradores, compram-se as passagens em banquinhas antes de subir no ônibus, que raramente é conferida
- Os pedágios são cobrados apenas em estradas expressas e existem sempre estradas públicas alternativas para o mesmo destino
- A Itália é o 18º países mais desenvolvido do mundo e o 8º no índice mundial de qualidade de vida
- O transporte dentro de Veneza continua a ser por barcos/gondolas ou a pé.
2 comentários
Adoro seu blog, você merece mais reconhecimento ☺
ResponderExcluirmuito obrigadaaaa, espero que continue gostando e viajando nos posts!
Excluir